Artigos

O Problema do Meio

No dia a dia nos deparamos com diversas escolhas, das mais simples às mais complexas. Quando escolhemos algo, ou seja, estabelecemos um objetivo para nossa ação, demonstramos preferência sobre uma gama de possibilidades, contrastadas com um número infinito de alternativas (PETERSON, Jordan B. Maps of meaning: The architecture of belief. Psychology Press, 1999); mas apenasContinuar lendo “O Problema do Meio”

Disciplina

É preciso lembrar-se sempre: O ser humano, antes de tudo é um animal… E como todo e qualquer animal, ele está pareado com seu instinto. Nosso instinto só entende de imediatismo — nosso sistema nervoso foi selecionado para reagir ao ambiente e passar seus genes, depois por algum acidente começamos a perceber padrões muito alémContinuar lendo “Disciplina”

Escravos Cardíacos dos Sinos

Toda vez que você sede ao impulso de abrir uma rede social, você também se coloca sob o perigo de perder a si mesmo não só superficialmente, durante algumas horas do seu dia, mas igualmente de modo profundo.

Minha Estética

Van Gogh não se sentou sob o céu de uma noite estrelada para pintar somente aquilo que via.

Homo artificialis

Outro dia assisti o filme “A Casa”, no Netflix. Não darei spoilers, apenas comentarei sobre o padrão do personagem de agir em prol de desenvolver uma imagem ilusória sobre si e não baseado em uma moralidade que preza pela verdade. A própria fotografia do longa diversas vezes mostra o reflexo dos personagens em espelhos, comContinuar lendo Homo artificialis

Desdobre estes joelhos

A admiração das pessoas cínicas pelas ideias sustentadas por escritores considerados a personificação da crueldade, tal qual Ayn Rand, se dá pelo mesmo motivo que todos admiram as ideias de Nietzsche.

Não me venha com poesia

Não, não há uma tragédia. No sentido dramaturgo, para que ela exista, é preciso haver alguma promessa de final feliz…

Quarentena

Um dos males que afligem as pessoas razoavelmente confortáveis com a vida é o tédio…